PUBLICIDADE

Governador envia à ALBA projeto que prevê reajuste salarial de 13,63% para servidores da saúde na Bahia

(Foto: Reprodução)

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou nesta quarta-feira (23) à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que prevê um reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para servidores públicos estaduais da área da saúde. A medida contempla mais de 13 mil profissionais, entre ativos, aposentados e pensionistas.

Se aprovado, o aumento será aplicado em quatro parcelas: duas em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outras duas em 2026 (4% em março e 2,5% em junho). Para os inativos, os índices seguirão as regras vigentes no momento da aposentadoria.

Segundo o governo estadual, o impacto financeiro estimado é de R$ 101,7 milhões em 2025 e R$ 246,8 milhões em 2026. O reajuste abrange 31 categorias do grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, incluindo técnicos, auxiliares e profissionais de nível superior, como enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, entre outros. Servidores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) também serão beneficiados.

O reajuste salarial é um reconhecimento concreto ao trabalho prestado por esses profissionais e à importância do SUS”, destacou Jerônimo. A proposta será analisada pelas comissões da ALBA antes de ir ao plenário. A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, afirmou que a matéria terá prioridade e será debatida com atenção.

A presidente do Sindsaúde, Ivanilda de Brito, considerou o avanço fruto de diálogo com o governo. “Nossa luta é pelo reconhecimento de quem dá a vida pela saúde pública. Esse reajuste é um passo importante”, afirmou.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reiterou que o canal de negociação com os sindicatos permanece aberto e que outras melhorias estão em debate.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE