
Um crime brutal envolvendo mãe e filha vem causando comoção em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Uma adolescente de 16 anos foi apreendida nesta terça-feira (22), suspeita de arquitetar a morte da própria mãe, Yane Soares Matos, de 44 anos, como forma de pagar uma dívida com o tráfico de drogas.
Segundo informações da Polícia Civil, o crime ocorreu no último domingo (21), no distrito de Caraíva, onde mãe e filha moravam. As investigações apontam que a adolescente ligou para a mãe pedindo que fosse buscá-la, com a intenção de atraí-la para uma emboscada. Ao chegar no local combinado, Yane foi surpreendida e morta a tiros.
Durante depoimento, a menor confessou participação no homicídio e afirmou integrar uma facção criminosa que atua nos distritos de Caraíva e Pindorama. Ainda de acordo com o relato à polícia, a mãe teria sido morta por ter dívidas com traficantes e por se opor veementemente ao envolvimento da filha no crime organizado. Yane também havia ameaçado denunciar os integrantes da quadrilha, o que pode ter motivado a execução.
A adolescente foi encaminhada às medidas socioeducativas e está à disposição da Vara da Infância e Juventude. A Polícia Civil procura outros três suspeitos, todos adultos, que teriam participado diretamente do crime.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes